quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Lumber - Um ótimo lugar para se viver...

No interior da Inglaterra encontramos numa cidadezinha chamada Lumber, uma típica comunidade rural européia, famosa pelos bolos de laranja, artesanato em madeira e pela educação de sua gente. A comunidade é considerada um dos melhores lugares pra se viver, tendo conquistado 9 vezes o título de Município Modelo, 3 nos últimos 3 anos.

Para tal façanha foi necessário mudar completamente o modo de vida da população local, a começar pelo sistema educacional. Hoje Lumber segue uma modelo semelhante ao adotado nas escolas inglesas no início do século XX. Embora seus defensores aleguem que o mesmo sofreu mudanças para adaptarem-se aos novos tempos, alguns Especialistas classificam-no como estagnado e inadequado.

Apesar das críticas, a Associação de Moradores tem plena convicção que foi graças as mudanças implementadas a partir daí, que Lumber tornou-se o modelo de comunidade perfeita. Um exemplo a ser seguido e invejado. Esta mesma Associação, formada pelos membros mais velhos e importantes do lugar, influencia diretamente as decisões da Câmara Municipal.

Embora a maioria dos habitantes do município pareçam concordar com os mandos e desmandos desta “conspiração”, a verdade é bem outra. Alguns só aceitam a idéia por ser bom para os negócios. Com a popularidade crescente, Lumber tornou-se uma cidade turística bem diferente. Ao invés de emoções, os visitantes são atraídos exatamente pelo ambiente clássico que permeia cada rua, estabelecimento e morador.

Os que não têm interesse financeiro direto na fama ganha pelo povoado mantêm-se calados mais por conveniência. Em geral, são pessoas de meia-idade, pais de família e trabalhadores. O medo de sofrer represálias por parte da Associação de Moradores é tanto, que para estes homens e mulheres é mais fácil seguir a correnteza do rio.

Mas existe um pequeno grupo bastante insatisfeito com tudo isso. Se perguntado o que mudaria em Lumber, um jovem diria com certeza “Mais sexo, drogas e Rock n´Roll!”.

Esse é o espírito da juventude, que embora silenciado, jamais pode ser apagado. Os jovens moradores são obrigados a viver num ambiente retrogrado, permeado pelo comportamento inglês. Música clássica é ensinada nas escolhas, a etiqueta é importante em todos os lugares e liberdade de expressão é apenas um belo conceito, nada mais.

Esta é Lumber, a cidade inglesa perfeita. E estes são os loucos anos 80.

- Richard Moris, Guia de Cidades Inglesas, Vol 1

2 comentários:

  1. POxa eu achei que ia finalmente jogar Changeling msm que Virtualmente :)... naum foi desta vez

    ResponderExcluir
  2. como o ser humano é louco pra estragar o sossego.
    se o caraa quer sexo drogas e rock
    se mude pra londres.
    por isso,se existir vida fora da terra,
    eles são sabios o suficiente
    pra não entrar em contato
    com o ser humano...

    ResponderExcluir